quinta-feira, 16 de junho de 2011

Reescrevendo a história sócio-política-cultural-educacional de Cacoal.



Projeto interdisciplinar desenvolvido pelos professores Alkiones (Arte) e Miqueline(Língua Portuguesa), o objetivo é que alunos e comunidade conheçam o município em que vive sob vários aspectos.


Texto produzido pela aluna Raiane do 9º Ano A


A HISTÓRIA DE CACOAL

Cacoal é um dos municípios mais prósperos e importantes do estado de Rondônia, sua consistente economia está em plena expansão, sobressaindo como grande produtor agropecuário. Tem sua história acoplada à expansão agrícola nacional proveniente da convergência de fluxos migratórios para o estado de Rondônia.
Sua real ocupação iniciou-se na década de 70, quando ao local chegaram para se instalar os imigrantes vindos de região sul e sudeste, que começaram a construir suas casas próximas ao ribeirão pirarara e a BR 364, em cinco de julho de 1972. Essa data é dada como marco inicial da história do município, assim como o local onde os pioneiros acamparam suas barracas, entre o ribeirão pirarara e a BR 364
Com o aumento do fluxo migratório o povoado foi se expandindo e se desenvolvendo, nessa ocasião o povoado era conhecido como Nova Cassilândia. O nome Cacoal foi dado pelo guarda fios da comissão Rondon, senhor Anízio Serrão de Carvalho, uns dos primeiros moradores do lugar que ali se instalara em 1912.
É chamado assim devido á impressionante quantidade de cacaueiros existentes na floresta das redondezas, principalmente na fazenda de sua propriedade, cujo nome daí advém.
Aos poucos o nome Novo Cassilândia foi lentamente substituído por Cacoal e por este nome ficou conhecida tanto pelos seringueiros como pelos garimpeiros de diamantes que por ali passavam rumo aos rios Comemoração (Barão de Malgaço) e Apediá (Pimenta Bueno), tendo sido oficializado quando o vilarejo foi emancipado a município, pela lei 6.448, em 11 de Outubro de 1977 e a solenidade de instalação ocorreu no dia 26 de Novembro, com a presença do então Ministro Mauricio Rangel Reis.
Cacoal e um dos municípios mais importantes do estado de Rondônia 2° a pesquisa feita pelo IBGE em 2008 A população tem aproximadamente 76.155 habitantes